Vamos entender os signos do seu Mapa Astral. Como identificar os signos no Mapa? Como interpretar o significado de cada signo?
O Mapa Astral ou Mapa Natal é uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Nesta série de posts te ensino passo a passo como interpretar a mandala do seu Mapa Astral (clique aqui para ler o primeiro post da série).
Você talvez saiba o signo onde estão os seus Sol, Lua e Ascendente, mas você já se deu conta de que tem todos os 12 signos no seu Mapa? Eles são identificados na mandala astrológica pelos seus respectivos glifos, que é a sua representação em forma de um desenho específico.
O seu horário de nascimento determina qual signo vai iniciar essa sequência no seu Mapa, ou seja, qual signo abrirá a Casa 1, a casa do Ascendente. Na mandala do Mapa, os signos são os símbolos que formam a parte externa do círculo:
Neste Mapa de exemplo, o signo Ascendente é Leão, pois é onde corta o eixo (circulado em laranja).
O signo que inicia cada Casa vai determinar nosso comportamento predominante naquela área da nossa vida. Como vemos no Mapa do exemplo acima, uma pessoa que Sol em Áries, pode ter um comportamento capricorniano no seu trabalho e na sua rotina diária, já que Capricórnio está na Casa 6 do Mapa Natal dela. Essa não é a única análise feita em uma leitura de Mapa Astral, mas já é uma pista do que você vai encontrar por lá.
Comportamentos por signo
Para facilitar a interpretação, eis um breve resumo com a essência do comportamento de cada signo:
Áries
A Casa ativada por Áries tem energia de iniciativa, pioneirismo e ousadia. É um signo do elemento Fogo, portanto há um impulso natural para a ação. Há um desejo de ultrapassar limites, acompanhado de vigor e competitividade.
Riscos: tanto fogo para a ação é ótimo para iniciar coisas novas, porém é preciso dar o tempo para que elas floresçam, assim como saber manter um bom nível de energia para terminar o que foi começado.
Touro
Onde Touro está no Mapa se busca construir um alicerce, para saciar a necessidade de estabilidade e segurança naquele setor da vida. A energia de concretização, típica do elemento Terra, se traduz aqui em paciência e persistência para se constituir algo sólido, seja um relacionamento, seja seu patrimônio.
Riscos: quem se concentra demais em acumular no campo material precisa estar atento para que haja espaço para o fluir das emoções e para o desapego, já que a balança pode pender para a teimosia e a possessividade.
Gêmeos
A área que recebe Gêmeos no seu mapa fala da importância de se comunicar e de se adaptar naquele tema. A característica conferida aqui pelo elemento Ar é a da troca com o outro, permeada por um espírito gregário e receptivo ao intercâmbio de ideias.
Riscos: a mesma versatilidade e abertura para múltiplos interesses pode atrapalhar onde há necessidade de foco e concentração. Ter metas claras e introduzir atividades meditativas na rotina auxiliam a diminuir a dispersão.
Câncer
A Casa ativada por Câncer se baseia na nutrição e na necessidade de estabelecer laços, de criar uma atmosfera familiar. A sensibilidade, tão presente no elemento Água, aqui se traduz em um desejo de cuidar de forma afetuosa e acolhedora.
Riscos: o desejo de conexão com o outro, se exagerado, pode se transformar em excesso de zelo e apego. A chave está em aproveitar mais essa sensibilidade para desenvolver o autoamor e a intuição, para que as trocas nessa área sejam mais elevadas energeticamente.
Leão
Onde Leão está no Mapa há muita vitalidade e realização. Leão brilha como o Sol, seu regente, e materializa sua essência do elemento Fogo na confiança e força de vontade para conquistar seus objetivos.
Riscos: a necessidade de reconhecimento pode ser igual ou maior que a vontade de realizar. Observe se é a vaidade ou a generosidade que te move nessa Casa do Mapa. Aprenda a cativar dando espaço para que a luz do outro também brilhe.
Virgem
A área que recebe Virgem no seu Mapa é como se fosse vista através de uma lupa, tamanha é a necessidade de analisar tudo em detalhe, característica do signo. A maneira que Virgem encontra para dar vazão à sua essência do elemento Terra é sendo útil no seu servir.
Riscos: o excesso de análise pode gerar um senso crítico exagerado e uma insatisfação do tipo “nunca está bom o bastante”, levando a um grande desperdício de energia. Aqui, entender que o imperfeito pode ser bom o bastante poupará bastante energia.
Libra
A Casa ativada por Libra preza por equilíbrio, principalmente ao relacionar-se com o outro, pois há um desejo de agradar e estar em harmonia. A manifestação do elemento Ar neste signo se dá pela cooperação e pelo estabelecimento de alianças com o outro.
Riscos: há que se colocar na balança (no sentido literal) o quanto o outro precisa vir antes de você nessa área da vida. Parcerias e alianças são saudáveis, desde que para consegui-las você não esteja abafando suas próprias vontades.
Escorpião
Onde Escorpião está no Mapa há intensidade. Nada é superficial. A potente força deste signo do elemento Água é a de provocar profundas transformações emocionais e despertar uma nova visão sobre o tema da casa em que ocupa.
Riscos: a grande lição aqui é o desapego. A tentação de controlar e resistir às mudanças pode ser grande, mas quem souber se entregar ao processo e permitir que a vida leve o que precisa sair de cena, perceberá que o desapego e a consequente regeneração curam.
Sagitário
A área que recebe Sagitário no seu Mapa busca a expansão de seus horizontes, de explorar o desconhecido, seja cruzando fronteiras físicas, seja ampliando seu conhecimento. Nada abala a obstinação deste signo do elemento Fogo no que diz respeito às suas aspirações e ideais.
Riscos: onde houver excesso de ideias e ideais corre-se o risco ou de dispersar a energia e perder o foco; ou de buscar uma aspiração inalcançável que nunca trará satisfação. Aqui é importante saber direcionar sua alta energia para aproveitá-la ao máximo.
Capricórnio
A Casa ativada por Capricórnio é pautada por comprometimento, disciplina e responsabilidade. Por ser um signo do elemento Terra, está orientado ao trabalho, mas de forma bastante racional e estratégica, em busca de algo perene.
Riscos: é importante tomar cuidado para que o trabalho duro não se torne uma capa de rigidez tão cristalizada a ponto de sufocar as emoções e não deixar espaço para flexibilizar se houver mudança de planos. Ajustar-se ao fluxo da vida também é uma forma de atingir suas metas.
Aquário
Onde Aquário está no Mapa há um desejo de independência e originalidade. Sua mente inquieta busca liberdade para expressar-se sem filtros. O elemento Ar aqui se traduz por uma grande consciência social e um olhar voltado para o futuro.
Riscos: muitas vezes o ideal de futuro aquariano ainda não é factível no presente e o desejo de ruptura a qualquer custo gera frustração, pois transformações podem levar tempo e não ocorrem em linha reta. Aprender a trabalhar suas emoções e a flexibilidade são um caminho para aproximar o ideal da realidade.
Peixes
A área que recebe Peixes no seu Mapa tem alta dose de sensibilidade, uma percepção aguçada da energia sutil e pode se conectar com os temas de espiritualidade. Ou seja, o elemento Água se manifesta nesse signo através da imaginação e da compaixão.
Riscos: quando se está mais na fantasia do que na vida real, pode faltar conexão com os temas práticos da vida, como tomadas de decisão e materialização de sonhos. Da mesma forma, observe se nessa área você se deixa influenciar demais pela energia dos outros. Investir no autoamor e fortalecer o seu próprio campo energético podem ajudar.
Como saber em qual Casa está um signo?
Para saber qual signo governa cada Casa do seu Mapa, basta ver em qual signo corta a primeira linha que a delimita, no sentido anti-horário. No Mapa do exemplo acima, observe que a Casa 2 começa no signo de Virgem e a Casa 3 em Escorpião.
Este é apenas um ponto de partida para te inspirar a se conhecer mais através do seu Mapa Astral. Você pode descobrir outras ramificações desses comportamentos a partir da observação de como você se sente e age nos temas da Casa onde você tem aquele signo.
O próximo passo será identificar onde estão os planetas do seu Mapa, que eu explico em detalhes neste post.
Astropotencial é uma sessão de análise astrológica personalizada que inclui a interpretação do seu Mapa Natal + um e-book de missões terapêuticas, tudo alinhado com o seu momento e objetivos atuais. Saiba mais e agende sua sessão aqui.