Entendendo os planetas do seu Mapa Astral

Depois de entender a lógica dos signos na mandala astrológica, vamos entender os planetas do Mapa Astral. Como identificar os planetas no Mapa? Como interpretar a energia de cada planeta?

O Mapa Astral ou Mapa Natal é uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Nesta série de posts te ensino passo a passo como interpretar a mandala do seu Mapa Astral (clique aqui para ler essa série desde o início).

Dentro da astrologia, Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão são considerados “planetas”. É comum encontrarmos sua representação em glifos, como na imagem abaixo:

planetas do mapa astral

Na mandala astrológica, você encontra a localização dos planetas no círculo interno ao dos signos, dentro das casas astrológicas:

planetas do mapa astral

Cada planeta está relacionado à uma forma de agir perante a vida e o signo onde se encontra o planeta mostra como expressamos aquela ação. Por fim, a casa onde se encontra o planeta indica qual área da vida é mais impactada por aquela atitude. Juntando planeta + signo + casa é possível começar a compreender quais são os “convites” que o nosso mapa nos faz para cada área da nossa vida. Ou seja, quando entendemos quais as energias e atitudes predominantes naquele tema, podemos aprender a usar esse fluxo a nosso favor.

Como interpretar a energia dos planetas

Para entender o impacto de cada planeta no Mapa Astral, veja abaixo um resumo dos principais significados atribuídos a cada um deles.

SOL: Identidade

Representa onde nos sentimos mais à vontade para brilhar, ou seja, como expressamos nossa individualidade, o que nos motiva e nos faz sentir vivos.

LUA: Emoções

Simboliza nosso modo de sentir e demonstrar as emoções, mas também como lidamos com nossa sensibilidade, o que o que nos nutre e o qual a nossa definição de lar.

MERCÚRIO: Comunicação

Indica nosso modo de se expressar, comunicar e aprender, e como se dão as trocas intelectuais com o meio.

VÊNUS: Amor e Dinheiro

Representa nossa forma de manifestar amor, como é o nosso senso estético e quais são os nossos meios preferidos para alcançar a estabilidade material e financeira.

MARTE: Motivação

Aponta como usamos nossa energia para agir, ou seja, onde manifestamos iniciativa, coragem e desejo.

JÚPITER: Oportunidades

Indica em quais temas há facilidade para expansão, crescimento e oportunidades para desenvolvermos a confiança em nós mesmos.

SATURNO: Desafios

Simboliza onde nos sentimos restringidos e inseguros. Saturno nos convida a estruturar essa área da vida com responsabilidade e dedicação.

URANO: Rompimentos 

Representa a expressão de liberdade e independência de um indivíduo e onde há necessidade de romper padrões e fazer diferente.

NETUNO: Sensibilidade

Apresenta como se dá nossa conexão com as energias mais sutis: artes, espiritualidade e romance. Também indica onde nos sentimos mais vulneráveis e suscetíveis à influência externa.

PLUTÃO: Transformação

Aponta onde há necessidade de transformações profundas, onde é preciso exercer o desapego para que a nossa versão mais poderosa possa renascer naquela área da vida.

E as Casas Astrológicas que não têm nenhum planeta?

É normal que algumas Casas Astrológicas não sejam ocupadas por nenhum planeta e outras sejam ocupadas por mais de um, afinal cada planeta tem sua órbita própria e a sua disposição varia a cada instante, tanto no céu quanto no Mapa Astral.

O importante é você saber que não tem nada de errado ter Casas sem planetas no seu mapa. Não existem “casas vazias” no Mapa. Cada Casa é ocupada por pelo menos um signo, tendo ou não planetas ali. Quem dá o tom nas casas sem planetas é o signo que está na cúspide daquela casa e o seu planeta regente. Para saber o planeta regente de cada signo veja a tabela abaixo.

planetas do mapa astral

Esta série de posts é um ponto de partida para te inspirar a se conhecer mais através do seu Mapa Astral. A astrologia é uma grande aliada no processo de autoconhecimento, pois facilita a identificação tanto dos nossos dons e talentos, quanto das partes mais desafiadoras. Assim, com essa consciência, podemos fazer melhores escolhas emocionais e profissionais.

Astropotencial é uma sessão de análise astrológica personalizada que inclui a interpretação do seu Mapa Natal + um e-book de missões terapêuticas, tudo alinhado com o seu momento e objetivos atuais. Saiba mais e agende sua sessão aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tatiana

Acredito que a astrologia nos ensina a aproveitar melhor cada ciclo da vida e atravessar as fases de mudança com menos turbulência.
Fale comigo